Rua Dr. Oswaldo Mellone, 202 - sala 2- Jardim Atlântico - São Bernardo do Campo - SP

Artigos Jurídicos - IMPENHORABILIDADE - MECANISMO DE DEFESA

Inicial > Artigos Jurídicos - IMPENHORABILIDADE - MECANISMO DE DEFESA

IMPENHORABILIDADE - MECANISMO DE DEFESA
IMPENHORABILIDADE
"A impenhorabilidade é a característica de defesa, prevista em lei ou pela jurisprudência, contra a penhora de bem imprescindível à residência ou à manutenção alimentar de pessoa executada por dívida.
Lei 8.009/1990 determina que o imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta própria lei.
A impenhorabilidade compreende o imóvel sobre o qual se assentam a construção, as plantações, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou móveis que guarnecem a casa, desde que quitados.
Excluem-se da impenhorabilidade os veículos de transporte, obras de arte e adornos suntuosos.
 
LIMITES À IMPENHORABILIDADE
 
A própria lei restringe a impenhorabilidade, pois essa não é absoluta.
A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido:
I - em razão dos créditos de trabalhadores da própria residência e das respectivas contribuições previdenciárias;
II - pelo titular do crédito decorrente do financiamento destinado à construção ou à aquisição do imóvel, no limite dos créditos e acréscimos constituídos em função do respectivo contrato;
III -- pelo credor de pensão alimentícia;
IV - para cobrança de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuições devidas em função do imóvel familiar;
V - para execução de hipoteca sobre o imóvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar;
VI - por ter sido adquirido com produto de crime ou para execução de sentença penal condenatória a ressarcimento, indenização ou perdimento de bens.
VII - por obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação. 
Também não se beneficiará da impenhorabilidade aquele que, sabendo-se insolvente, adquire de má-fé imóvel mais valioso para transferir a residência familiar, desfazendo-se ou não da moradia antiga.
Para os efeitos de impenhorabilidade, considera-se residência um único imóvel utilizado pelo casal ou pela entidade familiar para moradia permanente.
Na hipótese de o casal, ou enthttp://www.normaslegais.com.br/idade familiar, ser possuidor de vários imóveis utilizados como residência, a impenhorabilidade recairá sobre o de menor valor, salvo se outro tiver sido registrado, para esse fim, no Registro de Imóveis."

Fonte: NORMAS LEGAIS
http://www.normaslegais.com.br/

CONHEÇA

AIMARDI PEREZ ADVOCACIA

contato@aimardiperez.adv.br

(11) 99010-1460
 

Sobre

entre em contato

Rua Dr. Oswaldo Mellone, 202 - sala 2- Jardim Atlântico - São Bernardo do Campo - SP

(11) 9 9010-1460

contato@aimardiperez.adv.br